quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRIMEIRO DIA DO ANO!!! OPS... QUER DIZER: QUARTA-FEIRA DE CINZAS!!!!

A foto é de uma quaresmeira, árvore que só floresce nessa época do ano

Ah... O carnaval se foi...
Sem querer ser do contra e já sendo:
Graças a Deus!!!!
Já não aguentava dias meio úteis... Já não aguentava ouvir que "depois do carnaval"... Acabou! Sem desculpas agora!
Feliz ano novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E a Quarta-Feira de Cinzas, hein?! O que significa mesmo? Nesse país tão religioso e tão pouco religioso?? Nesses tempos de comodidade e desesperança? Que que é isso, afinal de contas?
Meu lado carola vai contar pra quem não sabe...
(Deboniando também é cultura.)

Toda quarta-feira de cinzas minha avó aparecia com uma mancha preta na testa. Quando eu era pequena aquilo me intrigava muito, como ninguém nunca me dava uma resposta satisfatória (imaginem que criança chata eu fui...), com o tempo comecei a achar que ela batia a testa na torneira do tanque (minha vó adorava um tanque!!). Depois fui descobrir que aquilo era a cinza dos ramos do Domingo de Ramos, que eram icinerados e depois usados para ungir os Católicos e lembrá-los do início da quaresma. Compliquei???

Tá... com calma: os ramos (folhas de coqueiro e palmeira) são levados pelos fiéis à missa do domingo antes da tal quarta-feira para lembrar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém (a entrada foi tão triunfal que chamou atenção dos poderosos que crucificaram Ele dias depois). Aí eles queimam os ramos (não me perguntem eles quem... os padres provavelmente...) e passam na testa das pessoas na missa da Quarta-Feira de Cinzas. Por quê!? Para lembrar o sofrimento de Jesus. Essa é a proposta para os 40 dias que separam o Carnaval da Páscoa.

Isso não faz o menor sentido?? É coisa de gente antiga que não se usa mais? Só se for na terra de vocês... Porque por aqui muita gente ainda (pessoas absolutamente insuspeitas) leva a quaresma muito a sério. É um período de penitência, de sacrifício e antigamente a Igreja Católica exigia jejum de todas as pessoas entre 18 e 60 anos. Isso quando ela podia exigir alguma coisa, né? Ultimamente sugere, muito gentilmente, dois dias sem comer carne, o primeiro e o último dia, ou seja a Quarta Feira de Cinzas e a Sexta feira da Paixão. Mas tem muita gente que inventa suas próprias penitências, o que eu acho que faz muito mais sentido. Por exemplo: para alguém que quer emagrecer jejum é penitência??? Então as pessoas usam a imaginação. Tem os que não bebem cerveja (montes deles!!!!), os que não bebem café, os que não comem doce, os que não comem chocolate, os que não falam palavrão (esquisito, né?!), os que não comem pão... enfim... cada um no seu quadrado...

Eu, pessoalmente, tão pessoalmente quanto Fernando Pessoa (tá, trocadilho infame...), acho que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". E se quarenta dias privado de alguma coisa que goste vão ajudar alguém a refletir sobre a bondade humana, que seja. Religiosidade é pra isso, pra nos dar desculpas pra fazermos de vez em quando e por obrigação coisas que deveríamos fazer sempre e espontaneamente... Portanto... uma Quaresma proveitosa pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário