terça-feira, 18 de maio de 2010

XURUMELAS


Eu não sei se vocês sabem, mas mulheres que moram na mesma casa ou que passam muito tempo juntas acabam sincronizando seus ciclos menstruais. Não é mito, é Natureza. Em seu período fértil as fêmeas humanas
liberam feromônios, substâncias que emitem certos indícios só perceptíveis para outros da mesma espécie. Os feromônios sexuais são capazes de induzir o comportamento reprodutivo. Nosso consciente não percebe quando fazemos isso e nem quando outras fazem, mas um lado de nós sabe. E esse lado está competindo para ter a melhor descendência (que seria a maior, mais saudável e mais duradoura segundo nossos instintos), então não queremos que outra mulher fique com todos os machos do território, muito menos os melhores. O que nosso corpo resolve fazer? "Entrar no cio" ao mesmo tempo, porque aí disputaremos de igual pra igual. Maquiavélico, não? É... Lei da Natureza.

Tenho certeza de que isso já aconteceu comigo, mais de uma vez. Por causa de estudo ou de trabalho houve épocas em que passava quase todo o dia na companhia das mesmas mulheres. Se formos analisar na prática da minha realidade as estratégias foram totalmente desperdiçadas, já que tive apenas um filho, com o parceiro com quem fiquei boa parte da minha vida e ainda usava métodos contraceptivos. Mas é genético, é ancestral e meu corpo vai continuar fazendo isso, o que não significa que eu vou ter que entrar na disputa da melhor prole. Mulheres modernas têm planos pra suas vidas e não da pra se deixar dominar por competição evolutiva.

Da mesma forma fomos geneticamente projetados pra disputar tudo, como todos os animais fazem. Nenhum bicho tem pudor de querer para si e para os seus a melhor comida, o melhor ninho, a melhor água e nem tem escrúpulos de fazer o que tiver que ser feito para consegui-los. Nós só não fazemos o mesmo (geralmente, né?) porque nossa racionalidade criou regras... Nos educamos e nos reprimimos para respeitar o limite do outro, desobedecendo aos nossos impulsos primários. Ou seja toda a vida moderna em sociedade está baseada nesse auto-controle. Coisa da qual homens sempre se gabaram de ser melhores que as mulheres, eles são os mais racionais. Então por que quando se chega à questão dos instintos sexuais masculinos a conversa fica tão diferente?

Sem fazer nenhum juízo de valor: pessoas tomam a decisão de trair. Homens e mulheres traem os seus parceiros porque querem, porque se permitem. Não é porque a zinha embarangou, ou porque o zinho não da atenção ou porque Pafúncio solta pum ou porque Tiburcina usa creme na cara e muito menos porque é homem e a missão é espalhar a semente. Deu vontade e pronto! Resolveram encarar as possíveis consequências e satisfazer um desejo. Outras pessoas podem ter tido o desejo e decidiram não satisfazer e outras nem tiveram o desejo.


O caso é que fidelidade exige esforço.
Relações monogâmicas são difíceis para todos os envolvidos! Perguntem às araras, aos pinguins, aos cisnes... Perguntem aos homens e mulheres que não traem. Mas parem com as desculpas preconceituosas. Homens traem porque obedecem seus instintos? Senhores, por favor, não me venham com xurumelas!!

*Ainda repercussão do post do Pergunte ao Urso: Por que os homens traem? eles estão sempre olhando pra outra mulher?



Beijos

Ana Mineira

Nenhum comentário:

Postar um comentário