quinta-feira, 8 de abril de 2010

A IDADE DA PAIXÃO E A PAIXÃO DA IDADE



Cena do filme Wolke 9, de Andreas Dresen

Na verdade "A idade da paixão" é o título de um livro de Rubem Mauro Machado, escrito em 1986 e
que ganhou o Prêmio Jabuti. Na verdade ainda não li, só adoro o nome... Pelas sinopses lembra um pouco uma fase do Érico Veríssimo sobre o final da adolescência (com quem só não caso por dois motivos: 1- já morreu; 2- eu ia virar madrasta do LFV e ia ser muito desagradável;). Vai um trecho:

“E como em oração, repito Sílvia, Sílvia, Sílvia, com um fervor amoroso que talvez só na adolescência seja possível. Pode um homem humilhado (alguém que sequer se sente bem alimentado) aproximar-se de uma mulher? Sobretudo de uma mulher que o atinge? Alguém que pela falta de contato com mulheres sente agravada a natural timidez (e que, certa desculpa ao mundo feita, à saída do colégio, tendo uma moça inesperadamente se dirigido a ele, pedindo uma informação, sentiu-se enrubescer até as orelhas. Só faltava a alguém assim pedir por estar vivo.”


Já disse muitas vezes o quanto gosto da adolescência; a minha e a dos outros. Exatamente por isso: pela intensidade de sentimentos. É tudo muito grande, muito forte, como se o mundo estivesse sempre prestes a acabar. Então não tenho dúvida: é mesmo a idade da paixão. Minha pergunta portanto fica sendo: seria a única idade da paixão? Paixão é coisa de adolescente?

Bem, busquemos o auxílio do Houaiss pra quem paixão é: "sentimento, gosto ou amor intensos a ponto de ofuscar a razão; grande entusiasmo por alguma coisa; atividade, hábito ou vício dominador" Ou seja, quase uma doença... Hoje em dia muitos profissionias da neuropsicologia já consideram que seja um "estado alterado da realidade comparável ao êxtase provocado pelas drogas e pelos delírios místicos". Já se sabe quais as substâncias envolvidas, como funciona, quanto tempo dura. Acho que só não conseguimos descobrir o que nos move pra ela e o mais grave: o que nos tira dela. Mas faço ainda aquela pergunta: para se ter a razão ofuscada tem idade? Se tivesse nenhum réu com mais de 20 anos poderia alegar insanidade, não é mesmo?

Pra mim é muito simples: é a paixão que move o mundo. É importante não apenas estar apaixonado como ser apaixonado. É muito melhor trabalhar com paixão, estudar com paixão, viajar com paixão, fazer esporte com paixão, fazer sexo com paixão, ter filho com paixão, amar com paixão... viver com paixão é muito melhor... Tá! Eu não sou parâmetro. Mas do mesmo jeito que muitas pessoas olham pra mim e acham graça da minha ingenuidade apaixonada eu tenho pena do realismo desbotado que fica depois que a vida vem e lava o êxtase. Tenho pena de quem não vive paixões e nem mesmo sonha com elas. É como se tivessem esquecido como é bom viver sob os desmandos de um vício dominador, por mais tolo que possa parecer depois de uma certa idade.



E nem uma palavra mal criada sobre o Guilherme Arantes ou essa música que eu adoro de paixão!

Beijos apaixonados

Ana Mineira

Nenhum comentário:

Postar um comentário